Apr
02
2009

Uma causa é uma causa

“… morreu na contramão atrapalhando o tráfego…” (Construção, Chico Buarque)

No final da tarde de ontem, cerca de 10 horas depois do nosso protesto na Ponte Rio-Niterói para enviar mensagem aos lideres do G20 que as negociações entre eles, hoje em Londres, deveriam incluir não só a crise financeira e econômica, mas também e fundamentalmente o clima e as pessoas aftadas pelas mudanças climáticas, o lugar ficou novamente engarrafado, com carros, ônibus e vans cruzando vagarosamente a distância entre as duas cidades. Desta vez foi a chuva que provocou o transtorno, mas ao contrário do que aconteceu de manhã, a imprensa não se indignou ou fez cálculos de quanto a mais de CO2 foi emitido. Em vez do protesto ambientalista ou da chuva, poderia ser um carro quebrado ou mesmo acidente entre vários veículos a provocar a lentidão no tráfego. Ou mesmo o atropelamento de uma pessoa. A indignação seria a mesma? O trânsito de veículos está acima de tudo e de todos?

A atividade do Greenpeace na Ponte Rio-Niterói escancarou um dos principais problemas de todo grande centro urbano do país, que é a falta de um transporte público de qualidade. Cidadãos são praticamente incentivados a ter veículos particulares para poderem circular por aí, entupindo as ruas e avenidas, provocando acidentes, engarrafamentos e poluição do ar. O problema atinge a todos, democraticamente. É o “direito de ir e vir” baseado no transporte individual, consumista e poluente.

O episódio também revela que os brasileiros ainda não acordaram para a crise climática que vivemos. Não perceberam que estamos ficando sem tempo nem escolha para conseguirmos evitar os piores impactos das mudanças climáticas, que provocarão situações infinitamente mais drásticas e problemáticas do que um engarrafamento numa manhã de quarta-feira.

O protesto do Greenpeace na ponte não foi o primeiro nem o último inconveniente sofrido pela população do Rio e de Niterói que é obrigada a sofrer no trânsito, mas foi atacado como inadmissível, como um ultraje. Poucos pareceram dispostos a entender que o protesto - e seus efeitos colaterais - teve um alvo urgente, a reunião do G20 hoje em Londres e foi feito a partir do Rio de Janeiro como um recado altamente simbólico: no Rio nasceu a Conferência do Clima em 1992 e, 17 anos depois, muito pouco foi feito para evitar a marcha do mundo em direção à catástrofe climática.

Não temos tempo nem escolha: a crise climática é emergencial e exige medidas drásticas e radicais para abrir os olhos dos líderes mundiais, das empresas, dos cidadãos. Não podemos ficar sentados com a boca escancarada , cheia de dentes, esperando que alguma solução mágica aconteça do nada. Se a mesma indignação fosse direcionada à falta de ação contra as mudanças climáticas ou mesmo às autoridades públicas que pouco ou nada fazem para resolver o problema do trânsito, talvez já teriamos encontrado a solução para essas questões.

O Greenpeace não provocou transtornos ao trânsito da Ponte Rio-Niterói deliberadamente, mas estava consciente de que isso poderia acontecer e que valia à pena enfrentar as críticas que viriam porque a causa é justa e urgente. Preferimos enfrentar as críticas pelas ações que tomamos do que pela omissão.

O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente, disse uma vez o líder indiano Mahatma Gandhi. Estamos lutando por isso.

50 Comentários »

  • Gostei das sábias palavras. Uma boa resposta a todo sensacionalismo feito em cima de algo que tinha uma boa intenção e, principalmente, URGÊNCIA.
    O problema não foram as horas de trânsito parado, isso acontece todos os dias por vários motivos. E sim, implicância, inconsciência.

    Parabéns pela resposta e pela atitude.

    Comment | April 2, 2009
  • Antonio

    Isso poderia ser evitado com criatividade. Vocês sempre foram criativos em sues protestos. Desta vez faltou CRIATIVIDADE. Espero que as pessoas que foram lesadas não aceites as desculpas. Tal protesto poderia ter sido feito em qualquer lugar.

    Comment | April 2, 2009
  • Rosi Ventura

    CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!!

    Aplaudo de pé!!!

    Sabias palavras, muito bom, ótima resposta!!!

    Parabéns!!!!

    Comment | April 2, 2009
  • Luciana Braga

    Olá,
    Gostei muito do texto.
    Disse tudo o que estava entalado na minha garganta.
    Falo isso não como uma espectadora do assunto, mas como uma usuário da Ponte Rio/Niterói. Todos os dias vou e volto pela Ponte e todos os dias, sem excessão, me deparo com o trânsito caótico. São carros enguiçados, acidentes ou simplesmente o número excessivo de carros.
    Eu não consigo entender porque tanto alarde com o congestionamento de ontem. A única coisa que me vem a cabeça é que, por um motivo misterioso, a mídia resolveu se “preocupar” com o congestionamento ou melhor, com o bem estar da população! Cômico se não fosse trágico.
    Cansei de denunciar, junto com outras pessoas, através de um grande jornal carioca a prática ilegal de arrastão na Baia de Guanabara, bem ao lado da Ponte Rio/Niterói. E pasmem, essa mesma mídia preocupada fez apenas ceder um espaço e nenhum outro órgão, mesmo os que tem por obrigação agir, tomou providência.
    Lamentável.

    Força ao Greenpeace!
    Força a todos os seus membros!

    E se precisarem de uma ou duas mãozinhas, as minhas estão aqui, a disposição.

    Comment | April 2, 2009
  • Rafael Cruz

    É isso aí.

    O Greenpeace não tem que se sentir culpado por ter passado sua mensagem… que é a mensagem de milhares, milhões de pessoas que se preocupam com o meio ambiente.

    Quem não tem o que fazer é quem fica achando pelo em ovo, calculando as emissões erradas…

    Abraço

    Comment | April 2, 2009
  • Gustavo

    Sinceramente, meus queridos, eu prefiro lembrar das cenas memoráveis do greenpeace em ações corajosas contra os navios baleeiros, ações em prol da amazônia etc. Sua causa é nobre e urgente, a maioria tem ciência disso, apesar de serem inertes em muitos sentidos, mas essa ação da ponte foi desastrada e autoritária. Impingir esse tipo de coisa à toda uma população, se achar no deireito de causar transtornos com consequencias impensadas, só pq vcs querem impor sua maneira de pensar é demais para qualquer cidadão aceitar calado. Aceitem que o que fizeram foi errado, não teve efeito prático algum e não passou de pura pirotecnia sem sentido. E, por favor, não sejam arrogantes, admitam isso como um erro e usem a lição nos próximos passos. Lembro a mensagem que vcs mesmo passaram: “PESSOAS PRIMEIRO”. Pensem nas pessoas da próxima vez, pq vcs dependem do apoio destas mesmas pessoas para fazer o mundo um lugar melhor. Ou vcs vão querer alegar que nao precisam tb? Sinceramente, não precisamos disso…

    Comment | April 2, 2009
  • schiesse

    “a imprensa não se indignou ou fez cálculos de quanto a mais de CO2 foi emitido.
    (…)
    A indignação seria a mesma? O trânsito de veículos está acima de tudo e de todos?”
    >>> É no mínimo RIDICULO um movimento ambientalista achar normal causar num único movimento uma emissão de gás bem acima do normal e ainda achar que deve receber o mesmo tratamento que fatalidades do dia-a-dia e do clima

    “A atividade do Greenpeace na Ponte Rio-Niterói escancarou um dos principais problemas de todo grande centro urbano do país, que é a falta de um transporte público de qualidade.”
    >>> A atividade na ponte encarou foi, na melhor das hipóteses, a FALTA DE PLANEJAMENTO e INCOMPETÊNCIA os organizadores e, na mais realista, o MAU-CARATISMO intencional de quem não é estúpido a ponto de achar que a ação não teria tal impacto.

    “O episódio também revela que os brasileiros ainda não acordaram para a crise climática que vivemos.”
    >>> OS BRASILEIROS NÃO ACORDARAM???? Vocês é que não acordaram para o fato de que este tipo de movimento NÃO TEM A MENOR EFETIVIDADE. Façam algo de verdade e terão o meu apoio e de todos os brasileiros.

    “…mais drásticas e problemáticas do que um engarrafamento numa manhã de quarta-feira.”
    >>> É minimizando as necessidades da vida das pessoas que vocês querem convencer os líderes mundiais de que PEOPLE COME FIRST????

    “…teve um alvo urgente, a reunião do G20 hoje em Londres e foi feito a partir do Rio de Janeiro como um recado altamente simbólico”
    >>> Pergunta se alguém lá em Londres, logo ali do lado, ta sabendo do movimento? Só se for pela grande cagada que vocês fizeram, na vida das pessoas e na atmosfera.

    “Não podemos ficar sentados com a boca escancarada”
    >>> E nem tendo ações estúpidas perdendo nosso tempo que podia estar empregado em fazer algo eficiente pelo planeta.

    “Se a mesma indignação fosse direcionada à falta de ação contra as mudanças climáticas ou mesmo às autoridades públicas que pouco ou nada fazem para resolver o problema do trânsito, talvez já teriamos encontrado a solução para essas questões.”
    >>> Além de hipócritas e incompetentes, vocês são cruéis, transformando suas vítimas nos próprios algozes. É realmente vergonhoso…

    “O Greenpeace não provocou transtornos ao trânsito da Ponte Rio-Niterói deliberadamente, mas estava consciente de que isso poderia acontecer e que valia à pena enfrentar as críticas que viriam porque a causa é justa e urgente. Preferimos enfrentar as críticas pelas ações que tomamos do que pela omissão.”
    >>> A causa não é o caso. A causa é justa sim, mas o caso é que vocês não são.

    Comment | April 3, 2009
  • Nossa! Essa ação teve um repercussão incrível. Muitos reclamaram do congestionamento e fizeram até cálculos sobre a agressão ao ambiente por causa disso, mas uma coisa é certa: todo mundo falou sobre o G20, sobre a importancia das pessoas e do clima, sobre a poluição.
    Tentaram desviar a atenção da ação,diminuindo-lhe a importância, mas acho que não deu. Muitos entenderam o recado.

    Comment | April 3, 2009
  • marcos rocha

    parabens pelo protesto na ponte rio niteroi,quando vai ter outro protesto desse tamanho,gostei muito…,ha sabias palavras e respostas para os cegos que nao querem ver o que esta acontecendo com o nosso planeta;por favor nao esqueçam de angra 3, temos que ficar de olho,para nao se realizar essa construçao.valeuuu

    Comment | April 3, 2009
  • Ainda bem que tem gente sã no mundo! Pelo amor de Deus senhores ativistas d Greenpeace, trabalhem com atitudes positivas que agreguem mais gente pra essa causa fundamental e não com protestos que só criam uma má impressão no povo!

    Comment | April 3, 2009
  • Leo

    De fato, o local foi bem escolhido, o horário não. Aliás, o horário foi uma péssima escolha! A faixa só em inglês também. Se fizessem as 10h, 11h, 14, 15h daria o mesmo resultado de midia, so que favorável.

    as palavras do texto acima sao bonitas, mas que a ação foi um desastre, ah isso foi.

    Comment | April 3, 2009
  • vitória ferreira

    é incrivel como as pessoas se importam tanto com algumas horinhas perdidas de um dia levando em consideração o motivo que é uma das se não for a causa mais nobre, acordem! percebam que se vocês não pararem de reclamar e percebam de verdade que ou nós começamos a agir agora ou as consequencias farão com que as pessoas percam muito mais que horas, e não só as pessoas mas todas as formas de vida serão afetados, ou ao invés de falar mal tentem passar a mesma mensagem e serem escutados sem que de alguma forma tenha algum imprevistos, deixem de pensar dentro dessa caixinha fechada que é a mente de vocês, e pensem que a vida é algo bem maior do que ir de casa pro trabalho. PARABÉNS A TODOS OS ATIVISTAS! e eu sei que essa causa é uma voz que jamais será calada.

    Comment | April 3, 2009
  • Jorge Ramalho

    Deu no Jornal Nacional…

    “Protesto ambiental tumultua Ponte Rio-Niterói”

    “Depois de duas horas e meia e seis quilômetros de engarrafamento, 21 manifestantes do Green Peace foram detidos e liberados em seguida.”

    O que que a Ponte Rio Niterói tem a ver com o G-20? O que que nós, cariocas, temos a ver com esse protesto? E de que forma motoristas furiosos com o trânsito, uma cidade parada por causa de uma faixa pendurada embaixo da conexão entre Niterói e Rio, vão se engajar em alguma coisa?

    Belo final para uma viagem que além de muitas visitas e de curiosos a um navio e muitas faixas aqui e acolá, mudou o que no Brasil e no mundo? Esse tipo de protesto, por acaso, influenciou alguma coisa nas conversas entr e Lula e os outros chefes de governo em Londres? Alguém acha que a faixa vai influenciar alguma coisa no Protocolo de Quioto? Por causa dessa faixa, o Obama vai assinar o Protocolo de Quioto? O Brasil vai parar de destruir a Amazônia? A Petrobrás vai desistir de tira o Petróleo das profundezas do mar?

    E quanto custou essa viagem pelo Brasil? E quantas toneladas de carbono foram jogadas no ar, poluindo e aquecendo o planeta?

    O Green Peace infelizmente parece que perdeu o bonde da história. E ao longo de sua história, perdeu também a imaginação, deixou de ser surpreendente. Passou a ser comum, repetitivo, assim como suas atividades. E seus protestos perderam força e relevância. Não passam de uma faixa e de palavras de ordem que não ecoam mais como ecoavam no passado.

    Comment | April 3, 2009
  • joão luiz p. g. minnicelli

    sou morador em Campinas/SP.
    A respeito da manifestação na ponte Rio/Niterói:

    1 - o Greenpeace poderia ter escolhido, para protestar, uma OUTRA FORMA menos conturbadora da vida já sacrificada dos cidadãos do Rio de Janeiro;

    2 - embora eu simpatize com as causas defendidas pela organização, DEPLORO, REPUDIO E REPROVO este tipo de manifestação que para atingir um objetivo nobre causa problemas enormes para toda uma população;

    3 - pior do q essa manifestação amalucada e porralouquética é vir depois, no BLOG, justificar a ação e compará-la com uma das muitas tragédias urbanas q castigam as populações; o Greenpeace PERDEU UMA CHANCE DE OURO DE RECONHECER O ERRO E PEDIR DESCULPAS PELA ATITUDE;

    4 - este tipo de manifestação só DEPÕE CONTRA O MOVIMENTO AMBIENTALISTA e confirma a visão q alguns têm das pessoas q participam das causas ambientalistas afirmando q elas são MALUCOS E IDIOTAS;

    5 - só mesmo uma pessoa completamente desprovida de senso de limites para bolar e realizar um ato insano destes q mais suicida o Greenpeace do que o engrandece;

    6 - eu não desejo q essa organização possa fazer em São Paulo ou em Campinas um movimento de transtorno como este feito no Rio;

    7 - assim sendo, já determinei ao banco em q tenho conta q PARE DE DESCONTAR DA MINHA CONTA CORRENTE os valores com os quais eu vinha contribuindo com o Greenpeace;

    8 - deixo, também, de comprar os artigos q eu vinha comprando para minhas sobrinhas e meus afilhados; passo a adquirí-los na SOS Mata Atlântica ou em outra organização q seja RESPONSÁVEL e q tenha BOM SENSO.

    9 - continuem assim e vocês verão minguarem os apoios financeiros, midiáticos e da opinião pública.

    joão luiz p. g. minnicelli fone 19-91597721

    Comment | April 3, 2009
  • gente, o que a tv usou foi uma forma de causar uma certa polemica atras de ibope… atras de uma materia que poderia gerar outras materias, quem estuda jornalismo minimamente sabe disso…
    por que ao inves de falar “protesto ambiental causa tumulto” e coisas do tipo nao falar “Greenpeace faz protesto ambiental na Rio/Niterói”? é apenas uma forma de ressaltar o que lhes é cabível, no caso, o puta engarrafamento ao invés de salientar a manifestação, que sinceramente, merece aplausos pela coragem.
    Green, to contigo e não abro.
    Deixa a população desavisada e acostumada a acreditar no que ve na televisão falar, em alguns anos a gente ve quem ta certo.

    Comment | April 3, 2009
  • Julia Almeida

    Li os comentários dos dois últimos posts e pensei: do que este povo todo tem tanta raiva?
    Será que não estamos descontando aqui uma raiva que sentimos do trânsito todos os dias?
    É sempre mais fácil qdo temos alguém para culpar né?
    E o trânsito da ponte em todos os outros dias?
    Moro em Niterói e a ponte é SEMPRE parada em horário de rush.
    Acho sim que o Greenpeace poderia ter se comunicado melhor com as pessoas dentro de seus carros, de ônibus e etc… mas chamar as pessoas que trabalham na Organização e buscam salvar o planeta que TODOS nós vivemos de “desocupadas”, “imcompententes” e daí pra baixo é um desrespeito bem maior do que piorar o trânsito pra passar um recado.

    Comment | April 3, 2009
  • Desculpem-me, mas discordo frontalmente…
    A instituição merece o respeito de todos nós por tudo aquilo que foi capaz de produzir até hoje, mas isso não lhe concede o direito de punir o cidadão comum, que sem opção, como o texto mesmo ressalta, se viu preso num congestionamento tolo.
    Não adianta arguntar que “e se fosse um carro enguiçado?”… Não era!
    Em ações que visam alcançar o coletivo, não há lugar para “se”…
    Nem preciso dizer que as noticias referentes ao protesto ficaram restritas ao Brasil…
    Repercussão internacional, nada!
    Existe sim, um estudo que mede a emissão de CO² veicular em diferentes velocidades… Ele não foi jogado na mídia para contrapor a ação do greenpeace.
    O que não dá mais para aturar é que uma ação atabalhoda com meia dúzia de gatos pingados pare uma via tão importante para às duas cidades.
    Faltou alguém lá com “colhões” para cortar as cordas!
    É assim: Ação>Reação!
    Ao provocar tamanho transtorno, assumiram o risco.
    Mas no país do politicamente correto é assim…
    Cada um faz o que quer e ninguém é punido.
    Foi o mais espetacular “tiro no pé” já produzido pela organização.

    Comment | April 3, 2009
  • Thuly Daébs

    “Preferimos enfrentar as críticas pelas ações que tomamos do que pela omissão.”

    PERFEITO!!!

    Não há mais o que discutir depois disso!
    Muito lindo e bem escrito o texto.
    Parabens!

    Comment | April 3, 2009
  • Leo

    ficou pior a emenda do que o soneto. Esse texto aqui explica mas não justifica. a mudança de horário teria aliviado o carioca e o greenpeace teria a mesma repercursao de midia positiva como sempre.

    Comment | April 3, 2009
  • Francisco

    O Greenpeace deveria se utilizar de forma de pesquisa idônea para avaliar o sucesso de uma ação efetivada… Até então era fã incondicional do Greenpeace. O fato de causar deliberademtente mais dano ecológico e trastornos a população com a justificativa de “abrir os olhos” da comunidade para a preservação é no mínimo um pensamento simplista e sem resultados.
    Todas as pessoas que conversei tanto do Rio como Niterói foram veementemente contra a atitude tomada. Espero que tais atitudes não se repitam pois existem outras formas um pouco mais inteligente para se chamar a atenção da população e da mídia.

    Comment | April 3, 2009
  • Laís Carvalhal

    VAMOS PARAR DE PENSAR NO INDIVIDUAL!!!

    Parabens, greenpeace.

    Comment | April 3, 2009
  • Trabalhador

    Por favor, tenham o mínimo de respeito pelos que necessitam trabalhar. E sejam mais inteligentes.

    Comment | April 3, 2009
  • Camila

    Se essas mudanças climáticas continuarem, daqui a alguns anos não vai haver emprego para as pessoas que estão reclamando terem. As pessoas apóiam causas sociais e ambientais por uma questão de marketing e não por um preocupação real. “Olha, eu apóio a causa ambiental, desde que não interfira na minha rotina de burguês”. Ficar preso no trânsito para ir passar o carnaval no litoral sem problema. Todas essas pessoas que tão aí choramingando as pitangas é que deveriam ter vergonha por serem omissos.

    Comment | April 3, 2009
  • Antonio

    O que me assusta é a maneira com que vocês se justificam. Vocês são capazes de errar sim!! o que não capazes é de assumir um erro. Vocês tem medo de cair ou melhor assumir um erro, vocês tem medo que imagem fique comprometida. Cuida pois essa postura pode ser pior.

    Comment | April 3, 2009
  • Vanusa Castellan

    O Greenpeace não merece criticas e sim aplausos por todas suas ações.Algumas pessoas não entendem que o que o Green faz é para tentar salvar o que ainda resta de bom no planeta. Políticos só falam e só se preocupam com papéis, é muita conversa e pouca atitude,o Green é pura atitude, são os verdadeiros heróis.Infelizmente não tem o poder dos políticos para mudar o que esta errado.Eu admiro e respeito o trabalho deles,muitos arriscam a própria vida e tudo que querem em troca é abrir os olhos das pessoas.

    Comment | April 3, 2009
  • Marcelo Leite

    Realmente lamento a insistência na justificativa do erro e a incapacidade de assumi-lo. Todas as declarações que li e vi, e em especial este post, indicam isso. A causa ambiental ou seja como a chamem, justa ou não, está acima dos interesses das pessoas.
    Como disse logo depois do incidente um dirigente da ONG, eles estão lutando pela sobrevivência da raça humana e da natureza, o atraso das pessoas em seus compromissos é menos importante do que isso.
    Governamental ou Não-Governamental, parece que infelizmente todos os políticos são muito semelhantes.

    Comment | April 3, 2009
  • Regina

    O mais “lindo” dessa “ação-protesto”, no mínimo nefasta, foi o inglês como língua-protesto. Vocês são mesmo muito conscientes! Incríveis. Nossa, cheios de razão. Mas falta, e muito, pensamento crítico, sensibilidade, noção e capacidade de dialogar
    Impressionante como uma segunda geração do greenpeace está corrompida pela certeza das próprias razões e ausência de humildade e discernimento. Uma pena.

    Comment | April 3, 2009
  • Raphael

    Caro Jorge Cordeiro (para quem não sabe, o responsável pela resposta do GreenInPeaces.

    Concordamos com a importância das manifestações em prol da natureza, com a urgência que o assunto merece, com o simbolismo da manifestação no Rio de Janeiro. Tudo isso te garanto que TODOS concordam!

    Agora o que não dá para concordar foi com a INFELIZ escolha de local e horário! A Conferência do Clima em 1992 foi no Rio de Janeiro, e não na ponte, então vocês poderiam ter escolhido qualquer lugar para pendurar essas faixas! QUALQUER UM! Então porque justo numa ponte com trânsito intenso, que é a ÚNICA ALTERNATIVA para quem mora em Niterói e não trabalha no centro (experimente atravessar de barca e depois pegar um ônibus para a Barra, você chega em uma semana no trabalho…)???

    Ao invés de ficarem defendendo o ato como um todo, defendam que a causa é justa e admitam que ERRARAM na escolha da hora e local, porque assim mostrarão que realmente estão preocupados com o PLANETA e não somente com seu ego, imagem ou seja lá o que vocês estão defendendo ao não admitirem o erro…

    Espero que vocês pensem bem sobre isso e se retratem com a população, que assim o movimento pode ganhar força para fazer a diferença!!!

    Comment | April 3, 2009
  • Natasha Falcão

    Como disse Abraham Lincoln, pecar pelo silencio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.

    PARABENS Greenpeace!!!!

    Comment | April 3, 2009
  • vetchi

    Vcs agoram querem comparar as consequencias de uma chuva com o que vcs fizeram propositalmente, inconsequentemente e de forma irresponsável ?
    É bem diferente, ou vcs acham que são deuses para se comparar com as ações da natureza.
    Vcs erraram sim, os fins não justificam os meios !
    Poderiam ter feito o manifesto num horário combinado sem causar poluição e transtornos.
    Vcs se acham muito superiores a todos mas somente querem fama para justificar os altos investimentos dos financiadores de suas ações.
    Vão morar em cavernas, sem água encanada e sem luz elétrica, pq isso tudo afeta o meio-ambiente.
    A propósito, vcs tb são vegetarianos ????

    Comment | April 3, 2009
  • Valter

    Meu Deus do Céu… O que foi essa viagem desse barco pelo Brasil? Como avaliar essa viagem? Talvez, respondendo a algumas dessas perguntas:

    1) Alguém do greenpeace pode dizer quais os resultados práticos dessa viagem, além de um monte de faixinhas, umas pretas, outras amarelas, um monte de visitante no barco e o final apoteótico “de parar o trânsito” e interromper a vida de gente honesta e trabalhadora?

    2)Alguém do greenpeace pode explicar quanto custou essa viagem, dinheiro de gente que acredita que vocês podem mudar alguma coisa nesse mundo, mas que não parou pra pensar ainda quando foi a última vez que o greenpeace conseguiu, de fato, mudar alguma coisa?

    3) Alguém do greenpeace pode dizer quantas toneladas de co2 foram lançadas no ar no Brasil pelo navio, pelos carros do greenpeace, pelas viagens de avião do seu pessoal enquanto esse barco passeou pelo Brasil?

    4) Alguém pode dizer se o greenpeace vai neutralizar esse carbono todo, como e onde?

    5) Alguém do greenpeace já parou pra ver os vídeos daqueles barquinhos correndo entre as baleias e os arpões que fazem parte do imaginário de muita gente nos seus trinta e poucos anos até hoje, pra buscar alguma inspiração que faça vocês fazer algo diferente do que pendurar faixas em tudo que é lugar?

    6) Alguém do greenpeace já refletiu sobre o que o greenpeace já foi um dia e o que o greenpeace é hoje?

    7) Alguém do greenpeace se importa com tudo isso?

    Infelizmente, eu tenho a grande impressão de que a resposta para todas essas perguntas é uma só: NÃO!

    Lutem pelo planeta, pelo clima, pelos oceanos, pelas florestas, mas façam isso direito. Comecem fazendo um MEA CULPA, confessem a vocês mesmos que erraram com essa faixa na ponte, que estão errando na forma como gastam o dinheiro dos seus associados e que estão no caminho errado, pensando errado e agindo errado. A causa será sempre nobre. Mas a forma como vocês vêm tentando mudar o mundo cada vez mais perde o sentido. Vocês têm escolhido os meios errados para tentar atingir os fins corretos. Fechem para balanço por uns meses, reflitam sobre essa viagem de barco e pensem nas perguntas acima. E comecem a mudar o mundo, mudando a forma como vocês querem fazer o mundo mudar.

    Comment | April 3, 2009
  • Lorenzo Cajabal

    Estranho que 8 pessoas se achem no direito de prejudicar milhares de outros indivíduos sobre a pretensa idéia de “lutar pelo bem estar geral”.
    Fico pensando: que outras motivações poderiam existir por trás disso? Justificativa para uso de verbas? Açodamento de pessoas despreparadas? ou só um infeliz episódio de infantilidade e burrice?
    Desse jeito amigos,fica difícil.
    Espero que as próximas ações sejam mais efetivas e inteligentes
    Um abraço a todos

    Comment | April 4, 2009
  • k.lango

    Mais uma ação sem sentido de um grupo que perdeu seu rumo. Não criou conciência e nada trouxe de benéfico para a causa ambiental. O Greenpeace vive dos jovens que desejam pertencer a uma causa ambientalista sem terem que sacrificar seu modo de vida ou seus habitos de consumo. O Greenpeace é hoje uma ong de parasitas e baderneiros que se sustentam em cima de um marketing ecologico puramente comercial.

    Comment | April 4, 2009
  • luiz portela

    O desrespeito a todos demontrardo na ação na ponte Rio-Niteroi mostra que infelizmente voces tem a mesma postura arrogante que os governos que mandam no mundo. A desculpa de “errar por agir e melhor do que por omissão” é absolutamente ridicula quando se prejudica muitas outras pessoas. Lamentavel. Perderam um interessado na causa de voces, pois ela não é a de defesa de um mundo melhor é da defesa de voces mesmo.

    Comment | April 4, 2009
  • Tonny

    Está ficando cada vez mais claro que Greenpeace é um grupo de influência que, se coloca como uma barreira ao progresso científico e econômico mundial.

    O engodo é o instrumento de trabalho permanente dos que fizeram do ambientalismo radical uma rentável opção de vida.

    Felizmente, a cada dia cresce a conscientização geral sobre as fraudes e exageros com que os “verdes” apresentam suas campanhas alarmistas, por vezes terroristas, contra os avanços da tecnologia e do progresso, visando convencer o grosso da sociedade de que o pleno desenvolvimento da Humanidade irá provocar um Apocalipse ambiental.

    Com freqüência cada vez maior, os “defensores da natureza” se vêem enredados em suas próprias tramóias.

    Comment | April 4, 2009
  • Otavio

    Parem de enrolar…

    Poucos meses atrás, o WWF fez uma campanha contra o desmatamento em que um papai noel serrava uma árvore. Foi um tiro no pé! Como é que se ensina a não desmatar desmatando?
    Custa assumir que, desta vez, o Greenpeace fez merda?
    Mais sorte da próxima vez!
    A causa é válida, mas nem todos os meios são adequados.

    Comment | April 4, 2009
  • Shirley Souza

    Estava conversando com uma amiga que mora em Niteroi, ontem, e perguntei se ela havia ficado presa no engarrafamento da ponte, e a resposta foi: “sim, como todos dias”.

    Eu moro a uma distância de 2h do centro do Rio, para onde tenho que deslocar todos os dias, com a transito bom da manhã levo 1:30 no max, e na volta pra casa levo 3h ou mais até, isso em dias normais. Quantas vezes já reclamei de policiais que tornavam o transito ainda mais caótico com blitz “sem sentido”, ou quantas vezes cheguei atrasada por causa de um acidente ou qualquer outra coisa.

    O Carioca como qualquer morador de centros urbanos convive com o transito todos os dias, uns dias melhor, outros pior. O que não pode acontecer é uma organização que luta por um mundo melhor a mais de trinta anos ter seu nome manchado desse forma por um infeliz ocorrido.

    Eu sou colaboradora do Greenpeace e continuarei sendo, pois acredito na ONG e sei que seu trabalho tem dado resultado sim, seja na luta por leis mais favoráveis ao meio ambiente, ou na conscientização de pessoas sobre os problemas que o antinge. Definitivamente não é pelo fato de uma atividade não ter sido bem vista que todo o trabalho realizado até hoje deva ser contestado.

    Além de que a mensagem que foi enviada chegou até as pessoas de destino, os governantes dos países do G20, e creio que juntamente com a ação de outras ongs ambientalistas e de pessoas que se preocupam com nosso planeta, esses governantes, que são as pessoas que tem em suas mãos a chave para conter o aquecimento global, terão a mente muito mais aberta para assuntos muito mais urgentes como “O clima e as pessoas”.

    Sim, o que ocorreu foi muito chato, mas pensem na causa bem maior que existe por trás disso.

    Comment | April 5, 2009
  • Marcos José

    A causa é justa, urgente e de todos, e o direito de manifestação e protesto é fundamental para a democracia. Mas o local, a hora e o método foram péssimos. O engarrafamento foi muito maior do que os de sempre, e durou mais de 3 horas, prejudicando Rio, Niterói e São Gonçalo, pois problemas num dos sentidos das pistas, sempre afetam também o sentido oposto na Ponte. O rapel poderia ser feito no domingo, inclusive com o apoio institucional. Não creio que ajudou a mobilizar as pessoas para a defesa do meio ambiente, tampouco serviu para qualquer aviso ao G20. Talvez uma campanha permanente nas escolas e no trânsito também, por que não? Além disso já pensaram se todos resolverem efetuar protestos na Ponte? Positivo foi a ação da Polícia Rodoviária Federal, que a duras penas conseguiu retirar os manifestantes sem ferir ninguém. Pessoal, mais criatividade e responsabilidade da próxima vez!

    Comment | April 5, 2009
  • Luis

    Uma organização que se diz ambiental, mas, cujos membros me escorraçaram de sua comunidade no orkut pelo simples fato de não poderem admitir que temos a necessidade da adoção de uma política de controle de natalidade se desejamos realmente salvarmos o planeta só merece o meu desprezo, espero que eu esteja errado

    Comment | April 5, 2009
  • João Augusto

    Foi uma otima iniciativa para tentar mostrar ao lideres do G20 e ao povo Brasileiro em principal Rio e Niteroi sobre a importancia do clima, pena que o povo Brasileiro continua com fracos pensamentos e pensando só em si mesmo.
    Parabéns ao Greenpeace pelo otimo trabalho!

    Comment | April 6, 2009
  • Guilherme

    Senhores da verdade, pensem bem antes de querer provar que não erraram… Confúcio já dizia, “Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”.

    Vcs erraram 2 vezes. Ao parar o trânsito para colocar uma faixa que no máximo tinha como objetivo atrair recursos, doações pro Greenpeace (porque venhamos e convenhamos, ninguém lá na Inglaterra deu a mínima bola para o que estava acontecendo no Rio aquela hora). E ao não reconhecer que erraram feio, não no conteúdo (a causa é válida), mas em sua forma. Querer comparar uma chuva que cai sem que ninguém determine, um acidente que aconteça sem que ninguém assim o queira com uma ação deliberada, intencional, de interromper o trânsito e a vida de milhares de pessoas para colocar uma mensagem debaixo da ponte pra ninguém ver, é no mínimo brincar com a inteligência das pessoas. Como disse Shakespeare uma vez, “… nossa mania de justificar um erro, agrava o mesmo”.
    Greenpeace, vcs erraram. E erraram de novo tentando mostrar que não erraram. Se não vão reconhecer isso em público, pelo menos conversem entre si e pensem melhor na próxima vez. Pensem muito e melhor da próxima vez. Antes de fazer. E antes de explicar e justificar o que quiseram fazer. Uma imagem vale mais do que 1000 palavras. Vcs usaram mais do que mil palavras para tentar justificar uma imagem. E não convenceram.

    Comment | April 8, 2009
  • Natália

    BAH! Muito bem argumentado. Estão de parabéns pelas constantes iniciativas e tentativas de conscientização e AÇÃO.

    Comment | April 8, 2009
  • Kishi

    Fico abismado com a falta de visão das pessoas. E ainda acusam os ativistas do Greenpeace de serem egoísta! Onde será que está o verdadeiro individualismo? Em quem se arrisca para “cutucar” a opinião pública e das autoridades para alertar sobre os graves problemas que já estamos enfrentando (e que serão muito piores em um futuro muito próximo)? Ou em quem se tranca dentro de um carro diariamente, ocupando sozinho com seu monstro metálico o espaço que no mínimo 6 pessoas ocupariam confortavelmente em um ônibus ou trem?

    A questão não é nem do “sacrifício” de ficar no trânsito em prol de uma causa maior, como argumentaram alguns, mas sim da própria atitude que envolve hoje a utilização dos automóveis.

    A verdade é que os carros (ou pelo menos a grande maioria deles) é que não deveriam estar lá. Com a mesma verba utilizada para a construção da ponte, no mesmo local, poderia ter sido construído um sistema de transporte público muito mais eficiente e menos poluidor.

    As pessoas compram e botam seus carros nas ruas, tanto no Rio como em Sampa e outros lugares, com a desculpa de que “o transporte público é ruim”. Só que nada fazem para ajudar a melhorá-lo. Aliás, a maioria acaba votando justamente naqueles que pouco ou nada fazem de efetivo pelo transporte público. Isso sem falar que, por exemplo, em São Paulo, a melhor estrutura de transporte coletivo concentra-se justamente nas áreas onde as pessoas mais têm e utilizam carros, sendo absolutamente deficiente nas regiões mais carentes. Sem falar na total ausência de planos gestores que guiem o crescimento dos bairros e da cidade de maneira adequada à infra-estrutura geral e de transporte.

    Há ainda aqueles que dizem que os ambientalistas e o Greenpeace são contra o progresso, contra o desenvolvimento econômico etc. Mas a verdade é que esse modelo predominante está levando nossa existência à destruição, em passos largos. Atitudes e mudanças radicais são necessárias urgentemente. Tudo isso já tem sido dito há décadas por pesquisadores, antropólogos, filósofos… Já passamos do ponto sem retorno, não há mais possibilidade de evitar as catástrofes, poderemos apenas amenizá-las.

    Aliás, diga-se de passagem, o que chama-se de progresso é apenas um movimento horizontal rumo ao abismo. Inventam-se parafernálias, consomem-se recursos importantes de maneira ainda tão irracional… A humanidade gaba-se de sua “inteligência”, coloca-se como uma espécie no topo da cadeia, mas comporta-se como o mais elementar dos organismos: o vírus, que multiplica-se e consome os recursos de seu hospedeiro, poendo matá-lo e, consequentemente, destruir-se.

    Comment | April 9, 2009
  • Fábio Bittencourt

    “Uma causa é uma causa.” = Os fins justificam os meios.

    Comment | April 11, 2009
  • Fábio Bittencourt

    Kishi: “A verdade é que os carros (ou pelo menos a grande maioria deles) é que não deveriam estar lá. Com a mesma verba utilizada para a construção da ponte, no mesmo local, poderia ter sido construído um sistema de transporte público muito mais eficiente e menos poluidor.”

    Corretíssimo.

    Kishi: “As pessoas compram e botam seus carros nas ruas, tanto no Rio como em Sampa e outros lugares, com a desculpa de que “o transporte público é ruim”.”

    Essas pessoas estão corretas. Ninguém quer atravessar as águas poluídas da Baía de Guanabara a nado, ou cruzar os 14 km da ponte a pé.

    Por falar nisso, por que o greenpeace NUNCA fez uma campanha cobrando a despoluição das águas da Baía de Guanabara?

    Kishi: “Só que nada fazem para ajudar a melhorá-lo.”

    Muito menos o greenpeace.

    Por que o greenpeace NUNCA fez uma campanha para cobrar a construção da linha 3 do metrô do RJ?

    Seria um transporte público mais confortável e menos poluente para servir aos moradores de Niterói e São Gonçalo, ajudando a dimiuir o trânsito e a poluição dos carros. Há anos que o projeto está no papel e até hoje nada.

    Kishi: “Isso sem falar que, por exemplo, em São Paulo, a melhor estrutura de transporte coletivo concentra-se justamente nas áreas onde as pessoas mais têm e utilizam carros, sendo absolutamente deficiente nas regiões mais carentes. Sem falar na total ausência de planos gestores que guiem o crescimento dos bairros e da cidade de maneira adequada à infra-estrutura geral e de transporte.”

    Corretíssimo. E por que o greenpeace NUNCA fez uma campanha pela melhoria do transporte público em SP para diminuir a poluição?

    Aliás, por que o greenpeace NUNCA fez uma campanha pela despoluição do Rio Tietê?

    Kishi: “Atitudes e mudanças radicais são necessárias urgentemente.”

    Sim, e o greenpeace é que o primeiro que precisa urgentemente de uma mudança de atitude radical.

    Deveriam protestar pela solução dos VERDADEIROS problemas ambientais brasileiros:

    - poluição de rios, lagoas e praias,
    - falta de tratamento de esgoto,
    - falta de acesso a água limpa,
    - lixões a céu aberto,
    - falta de transporte público não-poluente nas cidades (metrô, bondes elétricos, ciclovias), etc.

    Alguém já viu alguma campanha com esses temas no site do greenpeace?

    Kishi: “Tudo isso já tem sido dito há décadas por pesquisadores, antropólogos, filósofos…”

    Corretíssimo novamente. Mas parece que o greenpeace até hoje não os entendeu…

    Comment | April 11, 2009
  • William Macedo

    O caos que temos nas grandes metrópoles já é conhecido a tempos e ninhum governante consegue resolver isso, agora, pode ter sido que este protesto tenha causado ou não a lentidão, não é justo colocar a culpa no Greenpeace que está lutando pela qualidade de vida de todos pelo ocorrido. Se todos as pessoas tivessem consiência do rumo que o mundo está tomando, com certeza desceria do carro e ajudaria no protesto.

    Não podemos parar de lutar!!!

    Parabéns Greenpeace!

    Comment | April 13, 2009
  • Edi

    Engarrafamentos nas grandes cidades brasileiras? O que ha de novo nisso? Perdemos horas nos congestionamentos por assuntos de interesses pessoais todos os dias. Por que nao perder um dia por tao nobre causa. As pessoas citam frases, pensadores, filosofias, falam bonito demais, unicamente pela arrogancia de seus interesses proprios. A vida frenetica que vivemos, nubla a percepcao da sociedade para o verdadeiro plano de fundo que se desmonta. Estamos destramnado os fios de uma complexa teia de seguranca e as consequencia disso sao avassaladoras. Que Deus seja piedoso com todos nos!

    Viva os ativistas do Greenpeace!

    Comment | April 18, 2009
  • Clarice Alves Pereira

    A imprensa fez um sensasionalismo incrível diante dessa situação porque a população se indignou.
    Como foi dito, se a população se indignasse assim com o que realmente importa, muitos problemas já estrariam extintos.
    Quem conhece o greenpeace e tem consciencia da catastrofe clima´tica quee stá por vir, apoia.
    Mas acho que quem não conhece bem ou não entende a causa de vcs antipatizou com esse protesto. Vocês bem que poderiam ter escolhido um outro horário…
    Mas eu deixo meus parabéns e meu apoio.
    Que venham muito mais protestos!

    Comment | May 15, 2009
  • Fernando

    o texto é otimo e fala muito sobre a preservação dos rios

    gostei muito parabéns greenpeace!!

    Comment | May 27, 2009
  • Well I assent to but I think the list inform should have more info then it has.

    Comment | January 21, 2010

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente

Copyright 1998-2010 - Greenpeace Brasil - Todos os direitos reservados - All rights reserved.